quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jean Paul Sartre
A VIDA E NOSSAS ESCOLHAS


          Jean Paul Sartre disse, certa vez, que mesmo quando optamos por não fazermos uma escolha, ainda assim estaremos fazendo uma escolha. A omissão é pior do que uma escolha errada pois a consequência ocorrerá sem que tenhamos tido parte na decisão.

               Disse, também, que viver é estarmos sempre nos equilibrando entre escolhas e conseqüências, pois o Homem não é senão o seu próprio projeto, composto de suas escolhas – certas ou erradas, mas responsável por seus resultados.

               Teorizar sobre as escolhas é nos aproximarmos cada vez mais sobre o sentido da vida, é entendermos que o Universo nos colocou numa encruzilhada constante, onde temos que decidir, a cada segundo, por qual caminho seguir, qual decisão devemos tomar, com a certeza de que, qualquer que seja a resposta, a história de nossa vida irá percorrer uma ou outra estrada, cujas conseqüências já serão conhecidas já nas primeiras curvas, pois cada passo gera uma conseqüência.

                Só estaremos realizando nossas vidas quando as assumirmos integralmente, quando compreendermos que a coragem não está em enfrentarmos as conseqüências de nossas escolhas, mas fazermos as escolhas com consciência e responsabilidade para que as conseqüências reflitam positivamente no andar da evolução social e coletiva.

                Está na hora de encararmos esta missão de protagonismo e de evolução planejada, para que erremos o mínimo possível e acertemos o máximo necessário.


Ditado por uma consciência amiga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com sua experiência